• Cristalwolf

O Totem do Búfalo

Atualizado: 28 de Nov de 2018


Nas lendas dos índios norte-americanos o Búfalo, na sua condição de animal sagrado, está associado com o tabaco, o cachimbo e o fumo. Segundo a lenda, uma Búfala Branca se encantou com os índios Lakota há muito tempo e ensinou para a tribo toda a base da agricultura, mas também deu-lhes lições de espiritualidade e sobre os mistérios do universo.


ASPECTOS


Existem muitos aspectos dentro de um mesmo Totem. A cor da pelagem do animal e seu gênero podem influenciar diretamente na magia, como é o caso do Totem do Urso e da Ursa: Apesar de ambos serem da mesma espécie, cada gênero possui virtudes específicas dentro da medicina.

A própria lenda Lakota da Novilha de Búfalo Branco ou também conhecida como a Búfala Branca fala um pouco sobre isso:


“Quando o ensinamento dos caminhos sagrados estava completo, a Mulher Sagrada Novilha de Búfalo Branco disse ao Povo que retornaria pelo Cachimbo Sagrado que ela deixou com eles. Antes de partir, ela lhes disse que nela estavam quatro eras e que ela olharia pelos Povos em cada uma, retornando no final da quarta era, para restaurar a harmonia e a espiritualidade para a terra com problemas. Ela caminhou uma pequena distância, olhou para trás, para o povo e se sentou.


Quando ela se levantou eles se surpreenderam, pois ela havia se tornado um búfalo negro. Caminhando uma pequena distância, o búfalo se deitou e aí se levantou como um búfalo amarelo. Na terceira vez, o búfalo caminhou mais um pouco, desta vez se levantando como um búfalo vermelho. Andando mais um pouco, ele rolou no chão e se levantou pela última vez como uma novilha de búfalo branco, assinalando o cumprimento da Profecia da Novilha de Búfalo Branco.


COMPRE Estátuas dos Animais Totens e outros acessórios mágicos CLICANDO AQUI.


A mudança das quatro cores desse búfalo representa as quatro cores do homem, preto, amarelo, vermelho e branco. Representam também as quatro direções: norte, leste, sul, oeste. O Cachimbo Sagrado que foi deixado ao povo Lakota, da Nação Sioux, ainda está com esse povo, num local sagrado na Reserva Indígena de Rio Cheyenne, em Dakota do Sul. É atualmente guardado pelo cacique Arvol Looking Horse, conhecido como o Guardião do Cachimbo do Búfalo Branco. A mulher também profetizou que um dia ela (o aspecto feminino do Totem do Búfalo) voltaria para purificar o mundo e que o nascimento de um novilho de búfalo branco seria um sinal de que o seu retorno estaria próximo. “


Fonte: Imagick


Em minha experiência totêmica percebi que estes aspectos são muito poderosos e servem para alcançar virtudes específicas do Totem, como se fossem ramificações. E embora tudo faça parte de uma mesma espécie, cada aspecto possui uma personalidade e uma vibração diferente. Alguns são mais complicados de se lidar do que outros. Então quando for evocar ou invocar um animal Totem, lembre-se sempre de decidir qual aspecto você vai querer trabalhar.


PRESAS E PREDADORES


Ao se trabalhar com animais totêmicos deve-se separar muito bem as coisas. Uma dura lição que aprendi foi que Totens de animais Presas e Totens de animais Predadores não se misturam. Você até pode conseguir por um tempo, mas não terá grandes resultados e nem avanços pois alguns animais simplesmente se recusam a atender as preces ou mesmo de trabalhar junto do magista nesse caso. Com o passar do tempo você vai perceber que isso bloqueará E MUITO a sua energia.


Uma coisa que quero deixar bem clara é que não existe lado mais forte nem lado mais fraco, não existe disputa entre Predadores e Presas. É questão de saber separar as linhas da magia. Da mesma forma que angélicos e daemons não se misturam, Predadores e Presas também não.

Uso esta nomenclatura de Presa e Predador pois foram os melhores nomes que encontrei para tal fim, visto que o que classifica qualquer uma das partes não é a dieta do animal (herbívoros e carnívoros) e sim seu comportamento no plano físico. Um antílope é caçado e serve de alimento para guepardos, por exemplo, logo o Totem do Antílope é um Totem Presa e o do guepardo um Totem Predador.

Então se o magista vai seguir a linha de animais totêmicos, antes de qualquer coisa, é necessário descobrir qual é seu animal Totem (ou Animal de Poder). Se seu Animal de Poder for Presa, então trabalhe apenas com Presas, se for Predador, então trabalhe apenas com Predadores.


Se você já vem trabalhando com os dois lados e sentiu sua energia bloqueada ou que suas preces não estão sendo atendidas, uma orientação que dou é: Faça uma prece agradecendo a cada um dos Totens que você está trabalhando e os dispense respeitosamente. Depois disso trabalhe apenas com os animais dentro da linha que corresponde com o seu Totem Pessoal.


A título de curiosidade, até existe a possibilidade de um magista trabalhar com ambas as linhas. Entretanto é necessário muito estudo, muita prática, muito cuidado (a alimentação do magista influência na linha de trabalho também) e muito vínculo com a egrégora para conseguir tal feito. Não é algo que se alcança da noite para o dia, se você busca este caminho procure orientação com o seu animal Totem.


A MEDICINA DO BÚFALO


O Totem do Búfalo é a medicina da gratidão, abundância, espiritualidade, cura e sabedoria ancestral. É evocado nas orações para que as preces sejam atendidas. Trabalha a paz interior e o desapego. Para os índios norte-americanos, o búfalo branco é considerado o animal mais sagrado, símbolo de abundância plena e conexão com o Grande Espírito.


O poder do búfalo pode ser evocado também para trazermos mais resistência nos desafios da vida. Ressonância harmônica, tolerância, abundância, gratidão, louvar e honrar o nosso caminho, o sentido do sagrado, também são atributos do búfalo. É o pacificador e protetor da saúde.


COMPRE Estátuas dos Animais Totens e outros acessórios mágicos CLICANDO AQUI.


O Búfalo é o guardião da direção Norte, lugar do ancião, onde residem a sabedoria ancestral e o conhecimento sagrado. É a região das preces, sobre o poder da oração, como revelar gratidão. O Norte traz a qualidade da abundância e fala da necessidade de o homem praticar sempre a ação correta. Para se obter a abundância, é preciso estar atento à revelação do conhecimento divino, estar em equilíbrio, ouvir a intuição e ser gentil. O povo do Norte traz o ensinamento sobre como identificar os momentos certos para se falar ou o tempo apenas de ouvir. Honrar este ensinamento é acessar a alquimia interna inerente a cada um e encontrar o equilíbrio para manter relações corretas com todos os nossos parentes. O Búfalo, abriga o elemento Ar, que representa o corpo mental do ser humano, e guarda as criaturas aladas.

O instrumento musical é o chocalho, o mais antigo instrumento musical usado pelos curadores para ampliação da consciência e resgatar pedaços de alma. Por isso o chocalho é considerado um instrumento de limpeza e purificação.

O cachimbo (Cannupa) foi um presente do Totem do Búfalo para o povo Lakota e também é um instrumento de poder que revela a verdade de suas palavras. A fumaça do cachimbo também serve para levar os pedidos até o Grande Espírito (Wakan Tanka).


O Norte é representado tradicionalmente pela cor vermelha ou branca. De acordo com as tradições, todos os animais brancos trazem implícitas as qualidades do Norte.

RESUMO DA MEDICINA DO BÚFALO

  • Auxílio na agricultura e crescimento de plantas em geral

  • Sabedoria ancestral

  • Firmamento de intento

  • Gratidão

  • Abundância

  • Saúde

  • Espiritualidade

  • Pacificação

  • Vigor

  • Justiça

CORRESPONDÊNCIAS


Ponto Cardeal: Norte

Elemento: Ar e Fogo

Signo do Zodíaco: Leão

Planeta Regente: Sol

Dia da Semana: Domingo

Chakra: Plexo Solar

Metal: Ouro

Ervas: Sálvia, tabaco, fumo, cálamo, cedro, quelidônio, centáurea-menor, camomila-romana, camomila dos alemães, cinamomo, ênula-campana, eufrásia, olíbano, gengibre, videira, junípero, loureiro, erva-cidreira melissa, calêndula, visgo, maracujá, peônia, fúnquia, rosa boticário, alecrim, arruda, açafrão, hipericão, drósera, girassol

Árvore: Carvalho

Minerais: Citrino, pirita, alabastro

Corpo: Coração


CONSIDERAÇÕES:


Este texto faz parte de um grande estudo realizado por mim Cristalwolf, estou deixando meu grimório aberto no intuito de instruir e disseminar conhecimento a respeito das áreas das minhas pesquisas e práticas. Sendo assim, podem haver algumas atualizações ao longo do tempo (de acordo com os avanços dos meus estudos). Peço por gentileza para que se for utilizar qualquer parte deste grimório, para citar a fonte. Gratidão e Boa Prática!


COMPRE Estátuas dos Animais Totens e outros acessórios mágicos CLICANDO AQUI.

47 visualizações
CONTATO:
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES!

© 2018 - Este site foi desenvolvido por Axioma e todo o seu conteúdo está protegido pela lei dos direitos autorais.